Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sábado, abril 20, 2024
Destaques

Sinposba participa de Seminário, no Dia Municipal Das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

970views

A  Diretoria do Sinposba participa do evento ”Cenário atual dos acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos em Salvador”, quinta-feira, 09 de agosto, no auditório do Sindae, Rua General Labatut, nº 65 – Barris, promovido pelo Forumat – Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia constituído de organismos públicos e privados, com representantes das três esferas de poder (municipal, estadual e federal), e mais entidades de classe dos trabalhadores e dos empregadores, além de outras representações da sociedade civil, no Dia Municipal das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, 9 de agosto instituído pela Lei Nº9.064/2016, data escolhida em razão do acidente ocorrido no ano de 2011 na construção do Edifício Empresarial Duarte da Costa, que vitimou fatalmente nove trabalhadores.

PÚBLICO ALVO

Entidades, gestores e profissionais de serviços de saúde; trabalhadores de limpeza das unidades de saúde; garis; catadores de materiais recicláveis; entre outros profissionais expostos a agentes de risco biológicos.

APRESENTAÇÃO

Os acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos são agravos de notificação compulsória no território nacional. Ferimentos com agulhas e material perfurocortante e outras formas de contato com sangue e fluídos orgânicos são potencialmente infectantes e capazes de transmitir mais de 20 tipos de patógenos diferentes, sendo os mais comuns os vírus do HIV e das hepatites B e C.

Nesta data, o Forumat propõe o debate sobre os desafios e perspectivas de proteção à saúde, apresentando os resultados de experiências de vigilância e atenção à saúde de trabalhadores (as) acometidos por acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos.

As categorias mais acometidas são os trabalhadores em serviços de saúde, de limpeza urbana e de serviços veterinários.

Esses acidentes podem ser evitados por meio de medidas de segurança aplicadas ao processo e organização do trabalho. Ao ocorrerem, também devem ser desencadeadas ações de proteção, vigilância e atenção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras acidentados.

PROGRAMAÇÃO

8h – Acolhimento/Credenciamento: Voz e Violão – Reginaldo Ribeiro Vigilância e Atenção aos Acidentes de Trabalho com Exposição a Materiais Biológicos no município de Salvador

– Tiza Mendes

8h30 – ABERTURA: Forumat, M P T, Sindsaúde

9h às 11h – MESA REDONDA:

C

enário Atual dos Acidentes de Trabalho com Exposição a Materiais Biológicos em Salvador Secretaria Municipal de Saúde – Cerest Salvador Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com materiais perfuro cortantes nos Hospitais Públicos de Salvador.

– Fernando Vasconcelos – Superintendência Regional do Trabalho/BA

11h às 12h – DEBATE E ENCERRAMENTO

Atenção aos Acidentes com Material Biológico entre os Trabalhadores da SESAB: Experiências Exitosas, avanços e desafios.

– Ana Flávia Barros Cruz – SESAB/DGETS/PAIST

Deixe uma resposta