Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ quarta-feira, abril 24, 2024
Notícias

Papa Francisco faz discurso contra o crescimento do populismo e nacionalismo no mundo

514views

Em encontro com diplomatas, pontífice demonstrou preocupação com o ressurgimento do populismo e do nacionalismo que, segundo ele, remete ao período entre guerras; líder religioso ainda defendeu o Pacto Global para Migração da ONU, rechaçado por Bolsonaro

Em encontro com diplomatas nesta segunda-feira (7), no Vaticano, o Papa Francisco voltou a criticar o crescimento de movimentos e governos populistas e nacionalistas pelo mundo. A fala parece ter sido um recado direto a países como Brasil, Itália, França, Holanda, Hungria e Polônia, onde tem se observado a ascensão de figuras e partidos populistas e anti-imigração.

“A comunidade internacional e o sistema multilateral no seu conjunto estão passando por tempos difíceis com o ressurgimento de tendências nacionalistas que minam a vocação das organizações internacionais de serem um espaço de diálogo e encontro para todos os países”, disse o Papa. Segundo o pontífice, tais aspirações nacionalistas e populistas remetem ao período entre guerras, quando surgiu, por exemplo, o nazismo e o fascismo.

“O reaparecimento de tais sentimentos está progressivamente enfraquecendo o sistema multilateral, com o êxito de uma geral falta de confiança, de uma crise de credibilidade da política internacional e de uma progressiva marginalização dos membros mais vulneráveis da família das nações”, pontuou o líder religioso.

No mesmo discurso, Francisco saiu em defesa do Pacto Global para Migração da Organização das Nações Unidas (ONU), acordo que, segundo o presidente Jair Bolsonaro, o Brasil deixará de fazer parte.

www.revistaforum.com.br

Deixe uma resposta