Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ quinta-feira, abril 25, 2024
Notícias

Trabalhador pode consultar seu FGTS por SMS

1.02Kviews

Não é mais necessário esperar pela correspondência em papel que chega bimestralmente para consultar o extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O trabalhador pode receber as movimentações financeiras na conta vinculada ao fundo por mensagem de texto através do celular.

O serviço foi apresentado em um encontro com representantes do FGTS em Salvador, no Sindicato dos Bancários da Bahia, na tarde desta segunda-feira (17/11).  Para Andrea Pereira, umas das representantes, além de acompanhar o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e liberação de saque, acertos financeiros na conta, o trabalhador se torna um inspetor. “A maior importância do serviço é para o próprio trabalhador, porque ele consegue ser fiscalizador da própria conta”, avalia.

Uma realidade mais comum do que se possa imaginar, já que muitos empregadores não repassam o FGTS e os trabalhadores só descobrem quando ficam desempregados. O setor de prestação de serviço é campeão por não garantir o direito. Nesses casos, Amélia Serpa, responsável por divulgar o serviço de SMS, indica o caminho a ser feito pelo trabalhador para garantir os direitos. “Quando percebe que não está sendo depositado o FGTS, o trabalhador deve se encaminhar à Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, onde deve prestar queixa para buscar juto ao empregador os motivos da não contribuição”.

Para aderir ao serviço, basta ligar para o telefone Caixa Cidadão 0800 726 0207, entrar pelo site da Caixa ou pelo aplicativo APP FGTS. O contribuinte deve estar munido do NIS (Numero de informação Social PIS/PASEP) e seguir os procedimentos descritos nos canais.

Sindicato dos Bancários da Bahia

 

Deixe uma resposta