Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ quarta-feira, abril 24, 2024
Notícias

Postos de combustíveis do Maranhão foram alvo de campanha educativa

1.03Kviews

O Sindicato dos Frentistas do Maranhão (Sinpospetro-MA) participou na última sexta-feira (26), juntamente com o Ministério Público do Trabalho (MPT-MA) e instituições parceiras, de uma ação educativa que aconteceu em vários postos de combustíveis na capital São Luís.

O objetivo da campanha foi alertar a população sobre os perigos do benzeno, substância nociva à saúde humana presente na gasolina. A ação visou conscientizar motoristas e trabalhadores em postos de combustíveis sobre a importância de respeitar o acionamento da trava de segurança da bomba de abastecimento.

De acordo Antônio do Lago de Souza, diretor da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), é muito importante que toda sociedade tenha conhecimento sobre os malefícios do benzeno.

“São informações não divulgadas pela grande imprensa e, portanto, cabe a todos nós trabalhadores e trabalhadoras nos unirmos com instituições parceiras com o objetivo de alertar a população. É nosso dever, ainda, cobrar do setor econômico e produtivo investimentos em medidas de controle e prevenção”, enfatizou o dirigente.

Durante a ação no Maranhão, foram distribuídos materiais informativos e fixados adesivos nos postos revendedores de combustíveis com o seguinte alerta: “Gasolina contém benzeno. Substância cancerígena que traz riscos à saúde. Abasteça até o automático”.

A iniciativa compôs o movimento Abril Verde, com foco na prevenção de acidentes de trabalho e doenças laborais. De acordo com Antônio, neste mês se intensificam as ações de prevenção de acidentes e adoecimentos nos locais de trabalho. “É um período em que existe por parte das instituições públicas e sindicatos um trabalho conjunto de promoção de seminários, rodas de conversa e audiências públicas nas casas legislativas relativos à temática”, explica Antônio.

Além do MPT-MA e o Sinpospetro-MA, a campanha contou com a participação da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Maranhão (Cerest /SES), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional São Luís (Cerest/ Semus), Procon – MA, Grupo SOS Vida Pela Paz no Trânsito (Maçonaria do Maranhão) e o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do estado (Sindcombustíveis).

www.fenepospetro.org.br *Com informações divulgadas pelo MPT-MA

Deixe uma resposta