Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ quinta-feira, março 28, 2024
Notícias

Em uma fazenda no interior da Bahia, trabalhador dormia ao lado de chiqueiro

948views

Força-tarefa encontrou três trabalhadores em condições degradantes e análogas às de escravo

Um trabalhador dormia junto do chiqueiro em uma fazenda em Ribeirão Largo, no sudoeste da Bahia, como constatou uma força-tarefa que fiscalizou o local na última segunda-feira (5). Foram encontrados três trabalhadores em condições análogas às de escravo. O local fica ao lado de outra fazenda, onde em 2018 foram resgatados 19 lavradores.

“Um dos alojamentos, com vigas escoradas por um pedaço de madeira, ficava ao lado de um chiqueiro, com fezes de diversos animais espalhadas ao redor. No outro alojamento, os trabalhadores dormiam no mesmo local utilizado para guarda de alimentos para os animais, com camas improvisadas. O empregador não fornecia cama, colchão, travesseiros, nem mantas, mesmo com o clima frio da região”, informa o Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia.

“Os alojamentos não possuíam água potável para beber ou cozinhar, nem local para guarda e conservação dos alimentos. Não havia sanitários em condições de uso, tampouco local com privacidade para banho ou para que os trabalhadores pudessem realizar suas necessidades. As instalações elétricas eram precárias, sendo necessário que os fios fossem conectados pelas mãos do trabalhador para que a luz acendesse”, diz ainda o MPT.

Os trabalhadores se banhavam em uma pequena bica, com balde e panelas. “A carne usada para alimentação ficava pendurada no varal para evitar o contato de roedores por ausência de local adequado para refrigeração. Além disso, as camas eram improvisadas pelos trabalhadores, uma delas ao lado de comida que seria oferecida às galinhas. O chiqueiro ficava ao lado do alojamento.”

Participavam da força-tarefa, além do Ministério Público, auditores-fiscais do Trabalho e representantes da Defensoria Pública da União, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, da Polícia Rodoviária Federal e do Grupo Especial de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo no estado. “O empregador deverá regularizar a situação dos trabalhadores de forma retroativa, bem como oferecer condições dignas de trabalho. Até o momento, no entanto, os advogados do proprietário da fazenda não sinalizaram com a possibilidade de arcar com as despesas calculadas pela força-tarefa devidas aos três trabalhadores, que atuavam na criação de animais.” Dependendo do posicionamento do empregador, o MPT pode entrar com ação judicial.

www.cut.org.br

Deixe uma resposta