Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, março 29, 2024
Notícias

Riqueza mundial está concentrada em 2% das pessoas

1.42Kviews

Fruto do capitalismo mundial, as riquezas tem se concentrado ainda mais. De acordo com pesquisa do grupo de ativistas TheRules, o grupo dos 2% das pessoas mais ricas possui mais da metade de toda a riqueza do mundo. Somente 6% da riqueza mundial são distribuídos entre os 80% mais pobres. Ou seja, os 300 mais ricos possuem o mesmo que os 3 bilhões mais pobres.

O aumento da desigualdade é baseado nas políticas econômicas globais, que têm como base as ideologias liberais. Outros fatores que influenciaram o abismo entre pobres e ricos é o aumento radical do acúmulo e da expropriação do valor do trabalho. Os países mais ricos do mundo, há 200 anos concentravam cerca de três vezes mais riquezas. Atualmente, tais países são 80 vezes mais ricos do que os pobres.

Outro ponto apontado pela pesquisa é a questão da dívida de países mais pobres. Organismos como o FMI e grandes bancos de dívidas recebem anualmente cerca de US$ 600 bilhões de pagamento de débitos que já foram quitados, mas o que afundam os países mais pobres são os juros cobrados.
www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta