Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ quinta-feira, março 28, 2024
Notícias

Novembro Azul: atitude de homem é se cuidar

700views
A campanha do novembro azul mostra as formas de se evitar a fase avançada do câncer de próstata Foto: Pixabay / Pixabay

A campanha Novembro Azul é voltada para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Somente em 2018, foram registrados 68 mil novos casos, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), sendo o segundo câncer mais recorrente entre o sexo masculino.

Homens a partir dos 50 anos são as principais vítimas da doença. Quem tem parente de primeiro grau, como pai, irmão ou filho, que já foi acometido pelo tumor deve ficar atento por ser um fator de risco. Outros fatores são excesso de gordura corporal, exposição a aminas aromáticas, comuns nas indústrias químicas, mecânica e de transformação de alumínio, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, os HPA (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), fuligem e dioxinas.

Na fase inicial, o câncer de proposta é silencioso. Por não apresentar sintomas, muitos pacientes não percebem que estão com a doença. Em fase avançada, os indícios mais comuns são dificuldade e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite, diminuição do jato, e sangue na urina.

A campanha alerta que a melhor forma de prevenção é manter hábitos saudáveis. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, ajuda a diminuir o risco de câncer, além de combater outras doenças crônicas. Tudo isso aliado a pratica de atividade física.

www.bancariosbahia.org.br

 

 

 

Deixe uma resposta