Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, abril 19, 2024
Destaques

É hoje, segunda, 2/12. Audiência pública na ALBA debaterá o autosserviço nos postos

743views

A pedido do Sinposba, o deputado estadual Niltinho (PP),  realiza audiência pública para debater o autosserviço e a defesa do emprego nos postos de combustíveis, 2 de dezembro, a partir das 09h30, na Sala das Comissões Luís Cabral, da Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo o parlamentar, medida pode significar a demissão de mais de 20 mil trabalhadores só na Bahia

Tramita no Senado Federal, o Projeto de Lei 2302/19, que permite o funcionamento de bombas de autosserviço, operadas pelo próprio consumidor, nos postos de abastecimento de combustíveis. O projeto revoga a Lei 9.956/00, que hoje proíbe essas bombas e pode significar o fim da atividade de frentista, demitindo mais de 20 mil trabalhadores na Bahia, 5.400 mil só na Região Metropolitana de Salvador, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

“Nossa preocupação está no alto número de demissões que essa medida vai gerar, estamos passando por um período de crise e o que precisamos é estimuar a geração de emprego e renda. Não acredito que o valor do combustível irá diminuir e é precisamos pensar nas medidas de segurança dos condutores, para evitar combustão e exposição ao benzeno, que causa câncer. Tema polêmico que precisa ser debatido urgentemente”, destacou o deputado Niltinho.

“Convido os trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis da Bahia para participarem dessa Audiência Pública, para defendermos os nossos empregos. As novas tecnologias são bem-vindas; no entanto, não devem substituir nossa mão de obra, que garante o sustento das nossas famílias e o crescimento econômico do nosso estado, advertiu Antonio do Lago, presidente do Sinposba.

Já confirmaram presença no evento representantes do Governo da Bahia, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e do deputado estadual Dal.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta