Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ quarta-feira, abril 24, 2024
Destaques

21 de janeiro, Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Postos de Combustíveis da Bahia

2.17Kviews

 Valorização da categoria é uma questão de honra

 Os trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis da Bahia têm uma data para celebrar o seu dia: 21 de janeiro, considerado feriado estadual para a categoria. O governador Rui Costa sancionou, em 2015, Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Raimundo Nonato – Bobô (PCdoB), transformando-o na Lei nº 13.455/2015.

Pela lei, são considerados profissionais de postos de combustíveis o pessoal de escritório, supervisor de loja, funcionários das lojas de conveniência, lubrificador, frentista ou operador de bomba ou pista, vigia e servente, lavador e enxugador, caixa de pista, chefe de pista, gerente e supervisor geral.

Lutar é preciso!

Nunca nesse País nós, os trabalhadores e trabalhadoras, fomos tão atacados em direitos e dignidade. Em um cenário de desolação com mais de 12 milhões de desempregados, o governo Bolsonaro retira ainda mais direitos com o discurso de “desonerar a folha”, precarizando profundamente as relações de trabalho, reduzindo a remuneração indireta dos empregados e taxando até desempregados.

Nossa categoria não fica de fora em nenhum desses ataques; os trabalhadores serão enquadrados nesse contrato “Verde e Amarelo” como mão de obra precária, desvalorizada, mal remunerada, desrespeitada sem nenhuma opção para reivindicar nada. Afinal o texto da MP “amarra” consideravelmente a atuação sindical e proíbe a fiscalização até mesmo do Ministério do Trabalho.

Mas nós não vamos olhar o caos passar; vamos reagir e muito! Assim como estamos mobilizados lutando e buscando apoio e ações contra o self service nos postos, que retira nossos empregos, vamos nos juntar a demais sindicatos, centrais sindicais, órgão e entidades de classe judiciárias e instituições contrárias para barrar mais esse absurdo.

Questão de Honra e Luta

A valorização da nossa categoria e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras é uma questão de honra para o Sinposba. As gestões classistas da entidade sempre tiveram como prioridade o respeito aos direitos trabalhistas, a conquista dos direitos sociais e de um meio de ambiente de trabalho saudável.

A retração do mercado de trabalho atual atinge da mesma forma todas as categorias profissionais, e não exclusivamente a nossa. A crise financeira no Brasil é resultado da política econômica neoliberal que hoje temos instalada no país e da crise política institucional, provocada por irresponsáveis. Nem por isso fugimos da luta por nossos direitos como salário justo e respeito à nossa jornada de trabalho, aos domingos trabalhados, aposentadoria especial, cesta-básica, vale alimentação e plano de saúde. Porque só com luta vamos alcançar valorização e melhores condições de trabalho para nossa categoria.

A nossa unidade e valorização dependem de cada um de nós; da nossa unidade e consciência de classe sobre o papel social que desempenhamos em cada posto. Porque para nós é necessário valorizar o trabalho e o trabalhador.

Para a Diretoria do Sinposba a segurança e qualidade de vida do trabalhador e trabalhadora precisam receber melhor atenção em todo o estado da Bahia por parte dos empresários do setor; por isso a Direção defende a qualificação da mão-de-obra através da educação e treinamentos, aplicação dos estudos técnicos do uso correto dos produtos químicos e seus efeitos na saúde de homens e mulheres, para que se estabeleça o melhor caminho para construir um ambiente ideal para suas atividades.

História

A data escolhida para comemorar nossa categoria tem a ver com a história do petróleo no Brasil, que começou na Bahia. Foi exatamente no dia 21 de janeiro de 1939 que o petróleo começou a jorrar na coluna de perfuração do poço no bairro do Lobato, em Salvador. Com a descoberta do petróleo, o Brasil implementa um novo rumo na economia, surgindo os primeiros postos de gasolina os trabalhadores para exercerem a função de “bombeiros”, por conta das bombas de gasolina.

O presidente e diretores do Sinposba acompanharam as discussões do projeto, na Assembleia Legislativa, até virar Lei. “Saudamos a iniciativa de Bobó e lembramos que a luta pelo reconhecimento social da nossa categoria é antiga; agora temos data para celebrar a profissão,” afirmou Antonio José, presidente do Sinposba.

 

Deixe uma resposta