Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sábado, abril 27, 2024

Antonio José dos Santos, natural de Santo Antonio de Jesus, sempre se destacou como grande revolucionário desde o movimento estudantil, onde militou com afinco e dedicação, lutando pela igualdade social e democracia no País, indo de encontro ao regime militar que imperava no Brasil na década de 70.

Em 1991 passou a integrar a categoria de trabalhadores em Postos de Combustíveis, exercendo a função de frentista no Posto Jaqueira, localizado na BR 324, em Salvador. Em 1995, inconformado com a situação dos trabalhadores, uniu-se a outros companheiros que também não concordavam com a exploração vivida pela classe trabalhadora e o descaso total do Sindicato, criando o grupo denominado “Oposição Sindical Frentista”, formando a chapa que foi batizada com o mesmo nome. Porém, a falta de lisura naquele processo eleitoral, fez com que a sua chapa fosse impugnada. Mas aquele lutador de sempre não haveria de desistir; continuou a sua luta, buscando o apoio de novos companheiros e em abril de 2001 foi eleito secretário geral, compondo a chapa Alternativa Classista CUT. Em novembro de 2005 integrando a chapa “Frentistas Classista”, foi reeleito para o mesmo cargo.

Em setembro de 2009, atendendo a diversos pedidos da categoria, finalmente encabeçou a chapa denominada “Frentistas Classistas CTB – Experiência com Renovação”, tendo sido eleito presidente, tomado posse em novembro do mesmo ano, prometeu aos companheiros frentistas e demais trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis, muita luta em defesa dos seus direitos e a busca incansável por melhores salários e conquistas de mais benefícios.

Foi secretário geral na chapa “Mais União Trabalho e Luta”, 2017/2021, e agora, em setembro de 2021, eleito presidente pela chapa “Unidade e Esperança Para Superar os Desafios”.
Antonio José assume a presidência do Sinposba, pela segunda vez, em um momento difícil para a classe trabalhadora. Sua experiência e garra já foram comprovadas no comando de duas greves vitoriosas, e no enfrentamento às empresas violadoras de direitos; impetrando mais de 400 ações de cumprimento da CCT vitoriosas, distribuindo os valores das multas aos trabalhadores e trabalhadoras como indenizações na capital e interior.

“Não serão tempos fáceis; estamos vivendo uma crise institucional, política e econômica, com a aplicação da desreforma da Previdência e trabalhista que roubaram muitos, e fundamentais, direitos dos trabalhadores brasileiros, bem como a atuação desse governo federal com projetos e Medidas Provisórias contendo constantes ameaças.

São muitos os desafios para começar de novo, trazendo de volta nossas mobilizações de lutas e a alegria das atividades para garantir o bem-estar da nossa categoria. Estamos comprometidos com esse novo projeto, que demostra esperança e a certeza que vamos virar o jogo e vencer cada barreira, cada desafio para trazer de volta o Sinposba de garra e lutas,” afirma o presidente eleito.