Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, abril 26, 2024
Notícias

Diretoria do Sindicato parabeniza Alberto Balazeiro, nomeado procurador-geral do Trabalho

627views

A Diretoria do Sinposba parabeniza o procurador do trabalho do MPT5, Alberto Bastos Balazeiro, por sua expressiva eleição e nomeação para chefiar, pelos próximos dois anos, o Ministério Público do Trabalho no Brasil.

Na eleição da lista tríplice, Balazeiro recebeu 563 votos dos 744 procuradores do MPT que participaram da eleição

Em portaria assinada no início da noite desta quarta-feira (07), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, nomeou o procurador do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro para chefiar, pelos próximos dois anos o Ministério Público do Trabalho no Brasil. Escolhido por mais de 60% dos membros da instituição em votação realizada na terça-feira (6), o ex-chefe da regional baiana do MPT e atual diretor adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) assumirá no próximo dia 22 o cargo de procurador-geral do Trabalho.

Aos 41 anos e tendo passado por diversos cargos administrativos, atuações de destaque como procurador, Balazeiro assumirá a instituição em meio a uma crise orçamentária e política em decorrência das reduções de direitos trabalhistas postas em práticas recentemente. Ele assume para um mandato de dois anos, em substituição ao atual procurador-geral Ronaldo Fleury.

Sua campanha se baseou em três pilares: gestão administrativa, atuação resolutiva e projeção institucional. A fórmula proposta para fazer o MPT crescer e ocupar espaços mais relevantes no dia a dia da nação é uma execução orçamentária eficiente e arrojada aliada a uma atuação em pontos chaves, focada em objetivos estratégicos e coordenada de forma a obter resultados práticos para o país e para a sociedade.

Balazeiro nasceu em Salvador, Bahia. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, possui especialização em direito civil e processo civil com habilitação para docência do ensino superior. Em 2017, concluiu Mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, apresentando a dissertação “Atuação do Ministério Público do Trabalho no Combate à Corrupção”.

Já ocupou a diretoria de Assuntos Parlamentares da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e foi por dois mandatos seguidos, de 2013 a 2017, procurador-chefe do MPT na Bahia. Também foi vice-coordenador do projeto Alta Tensão, que resultou em ações civis públicas em todo o país combatendo a terceirização ilícita no setor elétrico brasileiro.

Balazeiro se notabilizou como um gestor capaz ao mesmo tempo de dialogar com os diversos seguimentos e ser um às nas questões orçamentárias e de gestão pública. No atual cargo que ocupa desde janeiro de 2018, assumiu o desafio proposto pela procuradora-geral da República, de construir a sede da entidade voltada à capacitação e aperfeiçoamento de membros de todos os ramos do Ministério Público brasileiro. E cumpriu. O prédio, mesmo com a escassez orçamentária vivida no período, está em fase de acabamento e deverá ser inaugurado em algumas semanas.

Na sua gestão à frente do MPT na Bahia não foi diferente, sendo responsável pela construção de o edifício-sede em Salvador, com 16 pavimento, e pelas novas sedes do MPT nos municípios de Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Barreiras e Santo Antônio de Jesus, além de ter contratado projeto e obtido recursos orçamentários para as sedes de Juazeiro e Vitória da Conquista. Esta última está sendo concluída agora e deve ser inaugurada dia 21 próximo. Também marcou sua atuação nos dois cargos o maciço investimento em capacitação de servidores e membros e por buscar a integração interna e o fortalecimento das relações interinstitucionais.

www.mpt.mp.br/

Deixe uma resposta