Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ domingo, abril 28, 2024
Destaques

Dirigentes do Sinposba participam da reunião da Subcomissão de Postos da CNPBZ

564views

Os dirigentes do Sinposba, Antonio do Lago e Lázaro Souza, presidente e diretor financeiro, participam no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 11 de dezembro, da reunião da Subcomissão de Postos da Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz.

Na pauta a avaliação da implementação do Anexo II da NR9 que visa um ambiente de trabalho saudável para todos nós trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis da Bahia e do Brasil.

Saúde do trabalhador – Sinposba é referência nacional

O Sinposba é referência nacional quando se fala em saúde dos trabalhadores em postos de combustíveis. Segundo o presidente do Sindicato, Antonio do Lago, a luta por um ambiente de trabalho saudável é constante, tendo se intensificado a partir de 2005, com a participação da entidade em diversos eventos e nos Fóruns de discussões relacionadas à saúde e meio ambiente do trabalho no estado da Bahia.

O debate sobre a exposição dos riscos que atingem todos os profissionais em PRCs – Postos de Revenda de Combustíveis, as situações decorrentes das atividades laborais, estratégias e construção de propostas para a adequação dos locais de trabalho à exposição aos agentes nocivos nos combustíveis, entre eles o Benzeno, é prioridade para a entidade que atua juntamente com demais categorias de trabalhadores no Forumat – Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho.

Foram muitos os avanços na legislação, mas infelizmente os postos ainda não se adequaram à prevenção da exposição ao benzeno; a mais recente é o Anexo II da NR9, que passa a incluir os combustíveis inflamáveis, obrigando os empresários do setor a capacitarem seus funcionários a conhecerem e prevenirem os riscos inerentes às suas atividades e valorizando esses profissionais.

Ascom

Deixe uma resposta