Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ segunda-feira, abril 29, 2024
Notícias

Boa notícia – Cuba presenteia o mundo com vacina para câncer de pulmão

3.06Kviews

Após 25 anos de estudos e ensaios clínicos, demonstrou-se a segurança e eficácia da vacina contra o câncer de pulmão desenvolvida pelo Centro de Imunologia Molecular de Cuba (CIM).

A fim de ser capaz de melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem de câncer de pulmão (um dos tipos mais comuns e mortais de câncer), depois de 25 anos de pesquisa, finalmente, Cuba criou uma vacina contra o cancro do pulmão.

O nome desta vacina é Cimavax, e foi desenvolvida pelo CIM, que além de produzir comercializa. CIMAvax é uma vacina administrada por via intramuscular e destina-se a pacientes com a doença em um estado bastante avançado.

O objetivo de sua aplicação é reduzir o crescimento de células malignas no corpo, orientando a sua ação, não nas células cancerosas, mas ao sistema imunológico do paciente, de modo que impeça o desenvolvimento do tumor e evite o seu progresso.

Considerando isso, podemos dizer que o Cimavax não é um método preventivo para o câncer, porque não é capaz de remover o tumor, mas que limita o seu desenvolvimento.

A vacina poderia ser considerada um tratamento alternativo para pacientes terminais, que esgotaram outras ferramentas terapêuticas, emergindo como uma alternativa que permite melhorar a expectativa de vida dos pacientes por até 5 anos, afirma o especialista Kaleb León, da CIM.

Em Cuba, já foram submetidos, ao tratamento com CIMAvax, 5 mil pacientes, com resultados positivos, aumentando o tempo de vida que lhes era prognosticado, além de apresentar baixos níveis de toxicidade e efeitos colaterais, e diante dos resultados positivos, está disponível desde 2008.

A partir de 2016, para continuar promovendo e aprimorando essa alternativa de tratamento, especialistas e acadêmicos de Cuba se juntaram aos cientistas dos EUA para continuar os testes e verificar a eficácia e a segurança do CIMAvax.

Um dos ensaios clínicos realizados, foi no do Departamento de Imunologia Parque Roswell, e produziram resultados que afirmam que, além de serem eficazes e seguros, os efeitos colaterais que gera são ainda menores do que o de outras alternativas terapêuticas. Nas palavras do diretor do Departamento de Imunologia Parque Roswel Kelvin Lee:

“Os dados mostram que a vida tem sido prolongada, especialmente em pacientes com menos de 60 anos, com uma sobrevida média de 18,53 meses nos vacinados comparados aos 7,55 meses para os não vacinados”

Levando em conta a segurança e a eficácia que a CIMAvax demonstrou ao longo desses anos de estudo, ela está sendo vendida para mais de 20 países, incluindo o Paraguai, Colômbia e Argentina.

Publicação original de El Caminante.

www.geonoticias.com.br

Deixe uma resposta