Destaques

Sinposba participa de certificação de cipistas da Rede de Postos Menor Preço

589views

O secretário geral do Sinposba, Eduardo Silva, representou a entidade, na cerimônia de conclusão do curso e posse dos cipistas da Rede de Postos Menor Preço, eleitos pelos trabalhadores, no posto Narandiba, em Salvador, nesta quinta-feira, 07 de abril. 

Para Eduardo Silva, o Sinposba está de portas abertas para auxiliar os cipistas no que for necessário nesta nova jornada; pois é sempre uma honra poder prestigiar o crescimento profissional e pessoal dos trabalhadores.  “Vale ressaltar a importância da formação e o conhecimento da nossa categoria, que agora conta com novos colegas, incumbidos da função de multiplicadores do conhecimento do esforço para prevenir acidentes nos locais de trabalho.”

O que é CIPA? 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.

A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho. A CIPA não é uma invenção brasileira. Este instrumento de prevenção surgiu a partir de uma sugestão de trabalhadores de diversos países reunidos na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles recomendaram a criação dos Comitês de Seguridade para grupos de 20 trabalhadores. Nos mais de 150 países atualmente filiados à OIT existem órgãos com diferentes nomes mas com uma só função: preservar a integridade do trabalhador.

As atribuições básicas de uma CIPA são as seguintes:
1) Investigar e analisar os acidentes ocorridos na empresa;
2) Sugerir as medidas de prevenção de acidentes julgadas necessárias por iniciativa própria ou sugestão de outros empregados e encaminhá-las ao presidente e ao departamento de segurança da empresa;
3) Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança, ou ainda, de regulamentos e instrumentos de serviço emitidos pelo empregador;
Entre outras…

Deixe uma resposta