Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sábado, maio 18, 2024
Notícias

Bolsonaro corta verba e universidades podem fechar

247views

Para garantir recurso para o orçamento secreto e injetar mais dinheiro na campanha eleitoral, Bolsonaro corta verbas de todas as áreas. A educação superior teve o bloqueio de mais R$ 1 bilhão. Anteriormente, o governo já havia cortado R$ 1,34 bilhão. 

Quer dizer, em pouco mais de dois meses, mais de 90% dos recursos que deveriam ser destinados para a educação foram desviados para atender aos interesses políticos do presidente. O contingenciamento compromete o funcionamento dos institutos e universidades públicas. Há risco até de não conseguir pagar os funcionários.

Em quase quatro anos, o governo Bolsonaro reduziu em 94% os investimentos destinados às universidades federais. Dos 21 institutos de pesquisa existentes no país, 19 tiveram queda de orçamento. A análise é do Centro de Estudos Sou Ciência, divulgada em setembro.

Não é só isso. A educação infantil também é atacada pelo atual governo. Bolsonaro retirou dinheiro das creches e as obras necessárias para oferecer um ambiente adequado às crianças caíram 80% em relação a 2018. Em agosto vetou até o reajuste de merenda escolar, justamente no momento em que a miséria aumenta e mais de 33 milhões de pessoas passam fome. Mais de 44 milhões de estudantes são prejudicados com o veto.
www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta