Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ domingo, abril 28, 2024
Notícias

Papa Francisco fala sobre os desafios dos sindicatos

324views

O pontífice ratificou que o movimento sindical devem ser a “voz para quem não tem voz”

Nesta quarta-feira (21), em discurso para os delegados da Confederação Italiana dos Sindicatos dos Trabalhadores, no Vaticano, o Papa Francisco ressaltou que as pessoas não são só trabalho e lamentou que, na atualidade, os pais não tenham tempo para estar com os filhos e os jovens tenham dificuldade para ingressar no mercado de trabalho.

O Papa enfatizou a importância dos sindicalistas adentrarem em um novo pacto social que foque nos desafios da atualidade: profecia e inovação.
A característica de natureza profética do sindicato, garante que os direitos dos trabalhadores sejam assegurados para a posteridade. Porém, o pontífice pontua que alguns sindicalistas se corromperam ao capitalismo e se assemelham as empresas que só tem ligação com o lucro.

Para o viés da inovação, Francisco salienta que os movimentos sindicais corroborem para a criação de vagas de empregos para os jovens e que defendam quem ainda não teve oportunidade de estar dentro do mercado de trabalho.

Ressaltou que a sociedade muitas vezes não entende a importância dos sindicatos, porque não veem a força do movimento em prol das categorias que representam.

Em tempos de renovação, o Papa enfatiza que “Sindicato é uma bela palavra que provém do grego syn-dike, isto é, ‘justiça juntos’. Não há justiça se não se está com os excluídos”.

Os sindicalistas são chamados pelo sacerdote para a origem dos movimentos sindicais. Para que regressem na essência das organizações que foram fundadas para defender os direitos trabalhistas e, realmente, se engajem na luta pelos benefícios daqueles que representam.

#metamorfosecomunicação

Deixe uma resposta