Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, maio 17, 2024
Destaques

Mulheres – Pela vida, saúde, dignidade e respeito!

305views

Viva o 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. Trabalhadoras em Postos de Combustíveis à Luta!

O 8 de março não é dia de festa; é dia de luta, de mobilização para as conquistas e direitos das mulheres. O Dia Internacional da Mulher é para lembrar e discutir que apesar de todas as incansáveis lutas e avanços nas leis, sociais e trabalhistas, ainda existem desigualdades entre os gêneros, discriminações e violências morais, físicas e sexuais sofridas pelas mulheres em uma sociedade que a consideram como cidadã de segunda categoria.

A data é para pensar e tentar despertar nas mulheres e homens, que é preciso uma mudança de mentalidade e costumes na sociedade, nos lares e locais de trabalho com direitos iguais, equiparação salarial para trabalhos nas mesmas funções e respeito as diferenças biológicas como a maternidade. É para impedir que retrocessos ameacem o que já foi alcançado, combater todo e qualquer tipo de violência e discriminação que dificulte o acesso às inclusões da mulher no trabalho, na política, no movimento sindical e em todas as esferas de poder.

Todos os anos o Sinposba homenageia as trabalhadoras em postos de combustíveis da Bahia, e luta para transformar essa história de preconceitos às suas competências, pelo seu reconhecimento e valorização do seu trabalho, do seu papel social como estudantes, mães, filhas, trabalhadoras ativas economicamente e que exercem após a jornada de trabalho tarefas domésticas.

Para a Diretoria do Sinposba muita coisa ainda precisa mudar para que as colegas dos postos de combustíveis se sintam plenamente respeitadas e valorizadas; mas isso só será possível com sua colaboração e participação nas mobilizações e lutas da nossa categoria juntamente com o Sindicato. O convite está feito, venha com a gente, participe por mais conquistas econômicas e sociais!

Por direitos, pela vida e contra desigualdades de gênero

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativos, a origem do Dia Internacional da Mulher tem raízes históricas operárias por reivindicações mais profundas e sérias.

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época. De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada. Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão de obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Por muito tempo, a data foi esquecida e só foi recuperada com o movimento feminista nos anos 60. O chamado “Dia Internacional da Mulher” só foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, ano que a ONU intitulou de “Ano Internacional da Mulher”, para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

No Brasil o 8 de Março é celebrado com protestos em diversas cidades do País, como um dia de luta e conscientização para evitar as desigualdades de gênero, pelo direito à vida digna, por reivindicações trabalhistas, entre elas, a igualdade salarial, e protestos contra a violência à mulher.

Fonte: www.calendarr.com/brasil/dia-da-mulher

Secretária de Formação e Comunicação, Lucineide Sampaio, representou o Sinposba na Marcha das Mulheres em Salvador, e do Seminário “A mulher no mundo do trabalho: evolução, conquistas e desafios.”, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia.

 

Deixe uma resposta