Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ terça-feira, abril 30, 2024
Notícias

Governo Lula quer reduzir fila da aposentadoria

1.54Kviews

Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, mesmo a Previdência sendo “o maior programa social das Américas” e possuir o maior orçamento entre os ministérios (R$ 888 bilhões), ainda há 1,8 milhão de pedidos represados

Para tentar solucionar o problema que é a demora na concessão da aposentadoria e outros benefícios no país, infeliz legado de Bolsonaro, o governo Lula pretende reduzir a fila de espera ainda neste ano. Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, mesmo a Previdência sendo “o maior programa social das Américas” e possuir o maior orçamento entre os ministérios (R$ 888 bilhões), ainda há 1,8 milhão de pedidos represados.

Lupi informou que vai anunciar a organização da fila, como é composta, por setor, por tempo, tudo discriminado para ter uma equação melhor até o fim do ano. O ministro planeja a base de dados similar ao Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Cageb (Cadastro Geral dos Benefícios).

A demora é tão preocupante que algumas pessoas aguardam a perícia há 45 dias e outras há mais de um ano. A meta é reduzir o mais rápido possível o tempo de espera para até 45 dias e o prazo valeria também para pensão, salário-maternidade, salário-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada) e seguro defeso.

São 37,6 milhões de brasileiros que sobrevivem e recebem da Previdência, sendo que dos municípios, 60% sobrevivem apenas com o dinheiro dos aposentados e pensionistas que circula na economia local.

www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta