Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ domingo, abril 28, 2024
Notícias

Agricultura familiar é que mais leva alimentos para os brasileiros

490views

A agricultura familiar brasileira é a principal responsável por abastecer o mercado interno com produtos saudáveis e pelo manejo sustentável dos recursos ambientais.

Diferentemente do agronegócio, que prioriza a exportação para lucrar mais, a agricultura familiar é a principal responsável pelos alimentos que chegam à mesa de milhões de brasileiros. O segmento também ajuda a gerar emprego e renda. Atualmente, emprega 10,1 milhões de pessoas, 46,6% estão no Nordeste, aponta o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023.

Embora tenha 3,9 milhões de propriedades, a agricultura familiar ocupa apenas 23% do território nacional, o equivalente a 80,8 milhões de hectares. Já o agronegócio, que pouco contribui para o crescimento, mecaniza a produção, desmata e utiliza agrotóxicos para acelerar o cultivo, ocupa 77% das terras agricultáveis. Outro dado mostra que apenas 1% das propriedades rurais ocupa 45% da área agricultável.

A agricultura familiar brasileira é a principal responsável por abastecer o mercado interno com produtos saudáveis e pelo manejo sustentável dos recursos ambientais. Paralelamente, faz a economia girar. Hoje responde por 40% da renda da população economicamente ativa de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes. Isto representa 68% do total do país.

No entanto, o agronegócio segue sendo prioridade. O Plano Safra, lançado pelo governo federal em junho, mostra bem a diferenciação. O programa vai destinar R$ 71,6 bilhões ao crédito rural para agricultura familiar (Pronaf) para a safra 2023/2024. Já os médios e grandes produtores receberão nada menos do que R$ 364,2 bilhões.
www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta