Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ quinta-feira, maio 2, 2024
Notícias

Cida Gonçalves: números da violência contra mulheres e meninas são ‘arrasadores’ e ‘alarmantes’

Agência Brasil (Valter Campanato) - Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, comenta aumento da violência contra mulheres e meninas
322views

Ministra das Mulheres comenta dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre violência de gênero

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, considera os dados divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) sobre aumento da violência contra mulheres e meninas arrasadores e alarmantes.

“Primeiramente porque não são números, mas vidas que foram interrompidas pela misoginia que se faz presente em nosso país. Eles também mostram o desafio que está colocado para o Ministério das Mulheres.”

Cida recorda que desde que a Lei do Feminicídio foi sancionada, em 2015, cada vez mais unidades da Federação têm avançado na qualidade da coleta de dados e registrado a tipificação do crime de gênero, o que é fundamental para que construir políticas públicas eficientes, com base em dados e evidências.

A ministra cita que a pasta comandada por ela tem priorizado programas e projetos focados na prevenção e no acolhimento das mulheres em situação de violência:

  • 40 Casas da Mulher Brasileira em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, política pública que reúne diversos tipos de serviço, desde o Judiciário à autonomia econômica – em um mesmo espaço.
  • Centros de Atendimento a Mulheres em situação de violência nos estados e no DF para fortalecer e ampliar a possibilidade de acolhimento dessas mulheres e contribuir para a prevenção do feminicídio.
  • Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, política em construção que reúne dezenas de ministérios, unidades da Federação e municípios a se mobilizarem com ações contra o assassinato de mulheres, passando pela educação, a segurança pública e diversos outros setores.
  • Tornozeleiras eletrônicas pelos estados e DF, para ampliar o uso desse equipamento no monitoramento dos agressores. Um edital com este objetivo está aberto até a próxima sexta-feira (17 ).

A ministra destaca ainda os investimentos que têm sido feitos na Central de Atendimento à Mulher, #Ligue180; além da criação de um canal exclusivo no WhatsApp (número + 55 61 9610-0180).

Estamos constantemente capacitando as atendentes para o acolhimento das mulheres em situação de violência e encaminhamento de denúncias.

Mais uma iniciativa do Governo Lula, voltada para conscientizar sobre o tema e mudança de comportamento do ódio contra as mulheres, foi lançada em outubro: Brasil sem Misoginia.

A ação já tem a adesão de mais de 100 empresas, organizações, movimentos, grupos religiosos e da educação, que coloca o debate na sociedade e estimula os parceiros a darem a sua contribuição sobre o tema, principalmente com campanhas de utilidade pública.

Cida finaliza e declara:

Os desafios são muitos, mas temos no governo federal o compromisso de elaborar políticas que visam a garantia do direito de toda mulher viver sem violência. 

www.revistaforum.com.br/ 

 

 

Deixe uma resposta