Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ domingo, abril 28, 2024
Notícias

Nota de Pesar – Eduardo Celso Bastos Navarro de Andrade

294views

Foi com profundo pesar que a Diretoria do Sinposba recebeu a notícia do falecimento de Eduardo Celso Bastos Navarro de Andrade. O sindicalismo classista a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) se despedem do grande lutador Eduardo Navarro. Vítima de complicações de um transplante renal, ele faleceu na manhã desta quarta-feira (20/3), em Salvador (BA), aos 63 anos.

Seu velório está previsto para as 17 horas, quarta-feira, e o sepultamento será às 10 horas de quinta (21), no cemitério Bosque da Paz, em Salvador, localizado na Avenida Aliomar Baleiro, no bairro de Nova Brasília, em Salvador (BA).

Tudo tem o seu tempo, tempo de nascer, crescer e viver para eternidade. Condolências à família, camaradas e amigos neste momento de dor e saudades e que a certeza da ressurreição conforte nossos corações.  Descanse em paz !

Salvador, 20 de março de 2024

A Diretoria do Sinposba

Antonio José dos Santos

Presidente

MILITÂNCIA AGUERRIDA

Nascido na capital baiana em 17 de dezembro de 1960, Eduardo Celso Bastos Navarro de Andrade foi bancário, educador, pesquisador e líder sindical. Estudou Sociologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se formou em Pedagogia, em 1995, pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Após a graduação, especializou-se em Supervisão Escolar, também na UCSAL, em 1996.

Conciliando a vida de bancário e estudante, começou a se destacar como militante partidário e sindical. Já filiado ao PCdoB, foi eleito para o Sindicato dos Bancários da Bahia (1999-2005), do qual foi secretário-geral. Ex-presidente da Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe (Feeb/BA-SE, 2003-2009), integrou também a diretoria do Comando Nacional dos Bancários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT).

Em 2007, foi um dos articuladores da expressiva delegação de bancários presente ao Congresso de Fundação da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Membro das primeiras direções cetebistas, foi coordenador do Ramo Financeiro (CTB-Bancários) e secretário nacional de Comunicação e Imprensa da central (2010-2014). Sob sua gestão, a CTB lançou a revista Visão Classista.

Detentor de uma especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Cesit/Unicamp, Navarro retomou os estudos acadêmicos em 2017, ao se matricular no mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Nos últimos anos, de volta à Bahia, foi coordenador do Departamento de Quadros do PCdoB Salvador e era presidente do Comitê dos Bancários do PCdoB-BA, além de dirigente da CTB-BA e diretor de Políticas Sindicais da Feeb/BA-SE.

 

Deixe uma resposta