Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ segunda-feira, abril 29, 2024
Notícias

Brasileiros elegem Saúde como prioridade para o governo Lula

Saúde deve ser prioridade de Lula nos próximos anos. Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
75views

Em seguida, aparecem Educação, Emprego e Segurança Pública, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Os brasileiros elegeram Saúde Pública como a principal prioridade para o governo Lula (PT) nos próximos três anos, segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira n° 61, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta segunda-feira (15).

O índice foi de 43% dos brasileiros que elegeram a área como a que deve receber maior atenção do presidente. Em seguida, vêm a Educação (34%), geração de empregos (16%) e Segurança Pública (10%). Ao todo, foram ouvidas 2.012 pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal.

Melhorias na saúde

Os brasileiros ainda destacaram as áreas prioritárias dentro da Saúde Pública que devem receber investimentos:

  • 23% dos entrevistados citaram a melhoria das condições dos hospitais e dos postos de saúde;
  • 22% escolheram o combate à corrupção e o desvio de verbas;
  • 22% acham que a prioridade deve ser a redução das filas e da espera por consultas e atendimentos;
  • 21% votam pela contratação de mais médicos e enfermeiros.

Educação

aumento dos salários dos professores deve ser o principal investimento na área da educação, apontado por 19% dos entrevistados. Já 18% escolheram o combate ao uso de drogas nas escolas, 17% a melhoria da segurança nas escolas e 15% a melhoria da capacitação dos professores.

A pesquisa faz um recorte por renda e idade entre as pessoas que elegeram a educação como prioridade do governo Lula. Segundo os dados:

  • 36% das pessoas de 16 a 24 anos apontaram que a educação pública deveria ser a prioridade para os próximos anos, enquanto a saúde pública foi apontada por 31% das pessoas dessa faixa etária;
  • 52% dos entrevistados com ensino superior apontaram a educação pública como prioridade, enquanto 47% apontaram a saúde pública;
  • 47% dos entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos, acima de R$ 7 mil, avaliam que a educação pública deve ser a prioridade. Nesta faixa de renda, 42% mencionaram a saúde pública.

Avaliação geral do atual governo

A pesquisa também avaliou a percepção dos brasileiros sobre algumas ações do governo atual. Nesse ponto, os entrevistados apontam uma visão mais negativa. Para 34% dos brasileiros, não houve melhoria em “nenhuma área”.

Já a educação foi citada por 12% dos respondentes, seguida pela saúde, mencionada por 9% e por geração de emprego, lembrada por 7%.

A pesquisa foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, possui margem de erro de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Leia a íntegra aqui.

www.revistaforum.com.br/

Deixe uma resposta