Destaques

Sinposba participa do cortejo ao 2 de Julho

2.2Kviews
Imagem da Cabocla, símbolo dos festejos do Dois de Julho — Foto: Alan Oliveira / G1

A Diretoria do Sinposba participa, juntamente com entidades civis, populares e sindicais do cortejo em comemoração ao 2 de Julho – Dia da Independência da Bahia. O ponto de concentração está marcado para às 7h, no Largo da Soledade.

Festa da Independência da Bahia ou Desfile do Dois de Julho como é chamado pelos soteropolitanos, é uma festa de caráter cívico, comemorativa da independência do Brasil em terras baianas.

O cortejo acontece todos os anos no dia 2 de julho na cidade de Salvador, Bahia, tendo seu início no Largo da Lapinha no Pavilhão Dois de Julho ao lado da Paróquia da Lapinha, onde se encontra a imagem do caboclo, símbolo da independência da Bahia. Com um grande desfile popular juntamente com as imagens do caboclo e da cabocla, reverenciando a força nativa sobre as tropas lusitanas derrotadas em 1823, percorre por várias ruas históricas até o seu apogeu no largo do Campo Grande ou praça Dois de Julho. O retorno das imagens ocorre dia 5 do mesmo mês com outra grande fanfarra, geralmente à noite e regido por grandes orquestras, estudantes, músicos, instituições, charanga e batucadas.

A Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da Independência do Brasil.

Embora antecedida pela expulsão dos exércitos portugueses de Pernambuco e pelas reações ao Dia do Fico, a luta pela Independência na Bahia veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do riacho Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhado mais que o primeiro.

Festejos pelo Dois de Julho terão como tema ‘Patrimônio do Povo’; confira programação em Salvador

Data representa a independência do Brasil na Bahia. Além do Fogo Simbólico e dos desfiles, evento conta com concurso de fachadas e o cultural ‘Aos pés do caboclo’.

As comemorações do tradicional desfile do Dois de Julho, que celebra os 196 anos da Independência do Brasil na Bahia, terá como tema, este ano, “Patrimônio do Povo”. [Confira a programação no final da matéria]

Localizado no Largo do Campo Grande, o monumento ao caboclo é símbolo da Independência da Bahia, tendo como elemento principal a figura que representa a nacionalidade e liberdade.

Confira a programação

Desfile do Dois de Julho no centro de Salvador — Foto: Alan Oliveira / G1

Desfile do Dois de Julho no centro de Salvador — Foto: Alan Oliveira / G1

DIA 01/07 (Segunda)

  • 16h – Chegada do Fogo Simbólico – Largo de Pirajá.
  • Acendimento da Pira.
  • Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Policia Militar do Estado da Bahia.
  • Colocação de Flores no túmulo do General Labatut, por Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto – Prefeito da Cidade do Salvador e demais autoridades.
  • 17h – Encerramento da Solenidade.

DIA 02/07 (Terça)

  • 6h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.
  • 07h – Organização do Cortejo Cívico.
  • 08h30 – Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil. Com a presença do governador da Bahia, Rui Costa; do Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Estadual Nelson Leal; do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto e do Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Eduardo Morais de Castro.
  • Colocação de Flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut pelo Governador, Prefeito, Presidente da Assembleia, Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e Comandantes Militares.
  • Execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
  • 9h – Início do Cortejo Cívico.
  • Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade.
  • Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição.
  • Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à Igreja.
  • 11h30 – Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

TURNO VESPERTINO

  • 14h – Organização do Cortejo Cívico.
  • 15h – Início do Cortejo Cívico.
  • Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
  • 15h30 – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval
  • 16h15 – Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande.

SOLENIDADES PREVISTAS NO CAMPO GRANDE

  • Hasteamento das bandeiras por Autoridades.
  • Execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica.
  • Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes. Governador, Prefeito, Presidente da Assembleia, Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e Comandantes Militares.
  • Acendimento da Pira do Fogo Simbólico Pelo atleta olímpico de natação Edvaldo Valério
  • Execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/Ba com acompanhamento da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Músicos que participaram da do desfile ao 2 de Julho — Foto: Juliana Almirante/G1

Músicos que participaram da do desfile ao 2 de Julho — Foto: Juliana Almirante/G1

DIA 02/07 (Terça feira)

Local: Campo Grande
Das 17h30 às 21h30 – XXVII Encontro de Filarmônicas – Regência: Maestro Fred Dantas

DIA 03/07 (Quarta feira)

Local: Campo Grande
Das 18h às 21h30 – Baile da Independência – com a Orquestra do Maestro Fred Dantas.

DIA 04/07 (Quinta feira)

Local: Espaço Cultural da Barroquinha
18h – “Patrimônio É” – 2 de Julho – Patrimônio do Povo

Roda de conversa mensal sobre educação patrimonial que, desta vez, será dedicada à data magna da Bahia, com o tema 2 de Julho – Patrimônio do Povo, com a participação do arquiteto e urbanista Jan Maurício Oliveira van Holthe, do historiador, Sérgio Guerra Filho, do restaurador, José Dirson Argolo e a mediação fica por conta de Milena Tavares, Diretora de Patrimônio e Humanidades, da FGM.

DIA 05/07 (Sexta feira)

Local: Campo Grande – Lapinha
18h30 – Volta dos Carros Emblemáticos. Participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.

www.g1.globo.com/ba/bahia

Deixe uma resposta