Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ segunda-feira, maio 6, 2024
Destaques

Começa mobilização da Campanha Salarial 2021 e por Vacina

1.13Kviews

Começou a mobilização da categoria. Diretores do Sinposba realizaram a primeira assembleia da Campanha Salarial 2021 e lançaram Campanha por Vacina, no Posto Sumaré, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, terça, 20 de abril. A mobilização continuou na quinta, 22 de abril, nos postos Centenário e Hiperposto, em Salvador, na sexta, 23 de abril, nos postos Sobral e  Tic, e nesta segunda, 26 de abril, nos postos Sobral e Mataripe.

Na primeira manifestação da Campanha Salarial 2021 para discutir com a categoria itens da pauta de reivindicações, a data-base é 1º de maio, os diretores distribuíram uma carta aos clientes e à população denunciando o descaso e desrespeito dos empresários, proprietários dos postos de combustíveis da Bahia, que lucram na pandemia mas não reajustaram os salários dos trabalhadores e trabalhadoras no ano de 2020. Bem como lançaram a Campanha por Vacina para a categoria na quarta fase do plano de imunização.

Os diretores do Sinposba, Antonio José Santos, Lucineide Sampaio, Eduardo Silva, Welson Mesquita, Antonio Souza, Edmilson Santos, Daniel Conceição, Márcio Sousa,  Fernando Vilas Boas, Manoel Uilson Silva (Noel), Luciano Santana e  Manoel Carlos Pereira, estão  em busca do reajuste digno e da vacina para todos, marcando presença nas manifestações visando mobilizar os colegas trabalhadores e trabalhadoras em postos. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Regional Bahia está representada pelo diretor Silvio Pinheiro.

Para o secretário geral do Sinposba, Antonio José Santos, a categoria exige reconhecimento e respeito à sua atividade como essencial à sociedade; “não paramos de trabalhar um dia sequer durante o isolamento social. Somos todos profissionais que exercemos serviços de qualidade e garantimos altos lucros aos proprietários de postos de revenda de combustíveis; por isso merecemos a valorização das nossas funções com salários decentes, condições dignas de trabalho, e respeito às legislações que nos protegem de diversos riscos à saúde e garantem qualidade de vida para nós e nossas famílias.”

Desrespeito

Eduardo Silva, diretor de comunicação do Sindicato, afirma que “os patrões estão se apegando na pandemia do coronavírus para não negociarem e reajustarem os salários em todo o estado. A segunda reunião de mediação no MPT não foi marcada para dar continuidade às negociações da Campanha Salarial 2020, por falta de resposta do sindicato patronal. Agora em 2021 aumentamos a pressão junto aos órgãos trabalhistas, e se não quiserem negociar, vamos recorrer ao Judiciário exigindo respeito aos pais e mães de família, que fazem jus ao reajuste para garantir o aumento de seus salários todos os anos, e possam ter suas remunerações adequadas a fatores econômicos, como a inflação, e não fiquem desatualizados”, concluiu.

Luta por vacina é urgente e necessária!

Para especialistas, somente a imunização em massa da população poderá atenuar o cenário da pandemia, e a vacina contra a covid-19 é a principal arma dessa imunização; por isso os esforços da Federação Nacional dos Frentistas e Sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis de todo o Brasil para pressionar e cobrar das autoridades, a inclusão da categoria na fase 4 do Plano Nacional de Vacinação, apresentado pelo Governo Federal e executado pelas Secretarias Municipais de Saúde.

O principal motivo desta campanha é mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras em cada local de trabalho para sensibilizar e conseguir o apoio dos clientes, da sociedade e das autoridades, para reconhecerem e respeitarem a atividade dos trabalhadores em postos de combustíveis como essencial à população.

Para Eduardo Silva a categoria “garantiu com seu trabalho o funcionamento das cidades na linha de frente dos serviços essenciais; nossa atuação faz parte da engrenagem imprescindível a todos os setores econômicos e sociais, para o transporte de cargas e serviços de saúde e segurança. Ao não pararmos de trabalhar um dia sequer durante a pandemia, há mais de um ano, nos postos de combustíveis das cidades e rodovias, mantendo contato com a população, estamos expostos e sujeitos à contaminação pela covid.

QUINTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2021 – Posto Centenário e Hiperposto

SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 – POSTO SOBRAL E POSTO TIC

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE ABRIL, POSTOS SOBRAL E MATARIPE

Deixe uma resposta