Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, maio 17, 2024
Notícias

Conselhão: Entenda para o que serve e como funciona o colegiado instalado por Lula

Créditos: Presidência da República (Ricardo Stuckert) - O Conselhão voltou turbinado e sustentável
440views

Presidente reativou o grupo para retomar o diálogo entre governo federal e sociedade brasileira; confira a lista completa de conselheiros e conselheiras

Durante o primeiro mandato como presidente do Brasil, em 2003, Luiz Inácio Lula da Silva criou um espaço para receber as demandas da sociedade brasileira em primeira mão e instalou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDES), o Conselhão.

A ideia do colegiado é que a sociedade possa ajudar a elaborar políticas públicas mais eficientes. O Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram gestados nesse grupo.

Ao longo de 15 anos o Conselhão funcionou como um espaço de diálogo e busca de soluções para os desafios brasileiros. Em 2019, foi extinto pelo então presidente de extrema direita e avesso à participação popular Jair Bolsonaro (PL).

Agora, no terceiro mandato como presidente brasileiro, Lula reativa o colegiado que retorna mais eficiente e moderno, com um S a mais, de Sustentável. e passa a chamar Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS).

O Conselhão voltou

Lula assinou nesta quinta-feira (4), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o decreto para  recriar o Conselhão. O colegiado é formado por 246 conselheiros, que representam trabalhadores e trabalhadoras, empresários e empresárias e entidades setoriais. A ideia é representar a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira.

“Nenhum governo, por mais competente, responsável e humanista que seja, é capaz de resolver sozinho os problemas de um país. Por isso a convocação deste Conselho e de outras instâncias de participação popular. Além dos desafios da fome e da desigualdade, falo também de urgências ambientais, que nos obrigam, em um horizonte cada vez mais próximo, a reduzir emissões de carbono e a zerar o desmatamento no Brasil”, discursou Lula.

Confira aqui a íntegra do discurso do presidente Lula.
www.revistaforum.com.br/Iara Vidal

Deixe uma resposta