Notícias

Acesso à internet deveria ser direito, e não privilégio

305views

Pesquisa divulgada pela TIC Domicílios de 2022 revela que no Brasil 36 milhões de brasileiros não têm acesso à internet. A desigualdade digital é evidente. Com 42% de pessoas sem internet, o Sudeste lidera a lista entre as regiões. Depois aparece o Nordeste, com 28%. 

Os grupos mais afetados são idosos com 60 anos ou mais, pessoas negras, aqueles com educação até o ensino fundamental e pertencentes às classes D e E. A exclusão agrava a desigualdade socioeconômica, uma vez que o acesso à internet é essencial para obter informações, benefícios e acesso a serviços.

A pesquisa destaca ainda que 62% dos usuários usam a internet apenas pelo celular, o que limita a capacidade de acessar diversos tipos de serviços, como o gasto para recarga de crédito.

O acesso à web deveria ser considerado serviço essencial e universal, disponível para todos, em vez de privilégio para alguns. Afinal, a internet desempenha papel fundamental na sociedade moderna, facilitando o acesso à informação, educação, oportunidades de emprego e serviços de saúde.

www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta