Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ terça-feira, abril 30, 2024
Destaques

Outubro Rosa – Um toque pode salvar a sua vida!

435views

Exames gratuitos de mamografia serão oferecidos na BA durante mês de outubro

É preciso fazer agendamento prévio no site. Ação faz parte de campanha Outubro Rosa, contra câncer de mama.

Vinte mil mamografia gratuitas serão oferecidos pelo Governo da Bahia durante outubro, mês em que é feita a campanha Outubro Rosa, que visa combater o câncer de mama. Os exames poderão ser realizados entre os dias 1º de outubro e 4 de novembro.

Os exames já podem ser agendados no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Eles são voltados apenas para mulheres entre 40 e 69 anos.

No domingo (1º), a Sesab fez uma ação em Salvador para iniciar a campanha do Outubro Rosa. No Largo de Roma, a partir de 7h, as mulheres poderam fazer exames gratuitos de mamografia e preventivo, consultas com ginecologista e mastologista, além de nutricionista. Todas as consultas agendadas. O público ainda terá acesso a rodas de conversa e ações de musicoterapia e atividades de valorização da beleza feminina.

www.g1.globo.com/

O QUE É O OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todas as pessoas na campanha. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares e se tornou internacionalmente conhecido e comemorado em todo o planeta.

SINPOSBA APOIA

No Brasil, o movimento vem sendo adotado desde 2002 e vem se ampliando a cada ano com a divulgação e esforço, sobretudo, do movimento organizado de mulheres e suas entidades espalhadas por todo o Brasil, como a União Brasileira de Mulheres. Conta atualmente com a participação dos Governos, das entidades

civis da sociedade e sindicais como o Sinposba, que reconhece a necessidade da conscientização e do alerta às mulheres e da sociedade, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Sindicato participa do Outubro Rosa, e no mês de novembro também do movimento Novembro Azul, conscientizando, desta vez os homens, a fazerem também seus exames preventivos

UNIDOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Com o objetivo de alertar a população para a detecção precoce do câncer de mama, causa mais frequente de morte em mulheres, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza diversas ações em todo o estado.

O Sinposba conscientiza as trabalhadoras em postos de combustíveis para visitarem regularmente um médico especialista, porque a mamografia é o principal método diagnóstico para detectar precocemente o câncer de mama. O autoexame é importante; mas não é a principal forma de detectar o câncer de mama, porque normalmente, quando a mulher sente um nódulo no autoexame, a doença pode já estar em estado avançado.

ESTRATÉGIAS PARA DETECÇÃO PRECOCE

Exame clínico anual das mamas – realizado por médicos ou enfermeiros;

Mamografia diagnóstica – exame realizado quando a mulher apresenta algum dos sinais mencionados anteriormente, independentemente da idade;

Mamografia de rastreio – exame realizado em uma população aparentemente saudável, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminhar as mulheres com resultados alterados para investigação diagnóstica e tratamento. É realizado como parte de programas de rastreamento. No caso do SUS, o Ministério da Saúde estipula que o exame seja feito em mulheres com idade de 50 a 69 anos (população-alvo) ou em mulheres com histórico familiar de câncer, a partir dos 35 anos (população de risco elevado)

Deixe uma resposta