Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ terça-feira, abril 30, 2024
Notícias

Outubro Rosa: atenção contra o câncer de mama

552views

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima 73.610 novos casos só neste ano no Brasil. Em 2020, foram 17.825 mortes de brasileiras provocadas pela doença. 

Daí a importância da campanha do Outubro Rosa. A iniciativa, realizada em todo o mundo, tem o objetivo de aumentar o conhecimento da população feminina e conscientizar sobre a necessidade de detecção precoce do câncer de mama.

Há vários tipos da doença, que é causada pela multiplicação desordenada de células da mama, com desenvolvimento de diferente formas. Por isso, é essencial estar atenta aos sinais de alerta do corpo, como surgimento de caroço (nódulo) na mama, pequenos caroços no pescoço ou axilas, alteração no formato ou saída espontânea de líquido pelos mamilos.

O cuidado com a saúde deve ser prioridade, sempre. Por isso, é importante visitas regulares aos médicos e exames de imagem – ultrassom e mamografia. Se for caso, biópsia. Também deve manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativa, evitar consumo de bebida alcoólica.

www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta