Notícias

Consciência Negra – racismo afeta todas as fases da vida

442views

O racismo sistêmico exerce impacto devastador na saúde da população negra brasileira. As desigualdades atingem diversos aspectos da saúde, desde o nascimento até a morte. A taxa de mortalidade materna é mais alta entre mulheres negras. O risco de morte materna é 60% maior em comparação com as brancas, segundo o Ministério da Saúde.

O racismo influencia a vida dos negros e afeta a qualidade do atendimento médico que recebem. Isto resulta em tratamento desigual, viés racial implícito e discriminação, o que prejudica o diagnóstico de doenças.

A população negra também enfrenta maior incidência de doenças infectocontagiosas, como Sífilis. Cerca de 70% das crianças com sífilis congênita (transmitida durante a gestação) são de mães negras.

A pandemia de Covid-19 exacerbou as desigualdades raciais. Estudos revelam que pessoas negras enfrentaram maior exposição ao vírus devido a condições de vida desfavoráveis. As barreiras sociais, incluindo questões de renda, continuam a dificultar o acesso à saúde.

Especialistas destacam a necessidade de políticas públicas que considerem as perspectivas étnico-raciais, combatam o racismo institucional e abordem problemas de saúde prevalentes na população negra, como anemia falciforme, diabetes, hipertensão e doenças infecciosas.

www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta