Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sábado, abril 27, 2024
Destaques

8 de Março – Dia para amplificar as vozes e exigir mudanças concretas

293views

O 8 de Março e um momento de reconhecer as conquistas das mulheres em diferentes áreas, desde a política até a ciência, passando pela cultura e pelos direitos civis. É também um momento para refletir sobre os desafios que ainda persistem, como a: Desigualdade salarial; a violência de gênero; a sub-representação das mulheres em cargos de liderança; e tantas outras formas de discriminação e opressão, além de ser uma data de celebração.

O Dia Internacional da Mulher é um momento para amplificar as vozes das mulheres e exigir mudanças concretas em prol da igualdade de gênero. Sendo assim um lembrete de que a luta das mulheres é contínua e que ainda há muito a ser feito para alcançar um mundo verdadeiramente justo!

Como todo ano, mulheres saem às ruas no 8 de Março – Dia Internacional de Luta das Mulheres, para combater o machismo, o racismo e a desigualdade de gênero que ainda persistem na sociedade.  Em 2024 mulheres marcham do Campo Grande à Praça Castro Alves em Salvador a partir das 13h. O lema desse ano é: Mulheres na luta, Em defesa dos nossos corpos, territórios e identidades! Por democracia, contra a violência e exploração!

Trabalhadoras em postos de combustíveis à luta!

O 8 de março não é dia de festa; é dia de luta, de mobilização para as conquistas e direitos das mulheres. O Dia Internacional da Mulher é para lembrar e discutir que apesar de todas as incansáveis lutas e avanços nas leis, sociais e trabalhistas, ainda existem desigualdades entre os gêneros, discriminações e violências morais, físicas e sexuais sofridas pelas mulheres em uma sociedade que a consideram como cidadã de segunda categoria.

A data é para pensar e tentar despertar nas mulheres e homens, que é preciso uma mudança de mentalidade e costumes na sociedade, nos lares e locais de trabalho com direitos iguais, equiparação salarial para trabalhos nas mesmas funções e respeito as diferenças biológicas como a maternidade. É para impedir que retrocessos ameacem o que já foi alcançado, combater todo e qualquer tipo de violência e discriminação que dificulte o acesso às inclusões da mulher no trabalho, na política, no movimento sindical e em todas as esferas de poder.

Agora em 2024 mulheres de todo o Brasil voltam às ruas a favor da democracia e justiça, por suas vidas e contra o aumento do número de feminicídios. Apesar dos avanços anunciados nos direitos como a igualdade de salários, entre homens e mulheres, pelo governo Lula, além de outras conquistas, a sociedade ainda convive com muita resistência.

Todos os anos o Sinposba homenageia as trabalhadoras em postos de combustíveis da Bahia, e luta para transformar essa história de preconceitos às suas competências, pelo seu reconhecimento e valorização do seu trabalho, do seu papel social como estudantes, mães, filhas, trabalhadoras ativas economicamente e que exercem após a jornada de trabalho tarefas domésticas.

Para a Diretoria do Sinposba muita coisa ainda precisa mudar para que as colegas dos postos de combustíveis se sintam plenamente respeitadas e valorizadas; mas isso só será possível com sua colaboração e participação nas mobilizações e lutas da nossa categoria juntamente com o Sindicato. O convite está feito, venha com a gente, participe das nossas lutas como a Campanha Salarial por mais conquistas econômicas e sociais.

 

 

 

Deixe uma resposta